GeoStar


Links Úteis



  • Saiba mais sobre…


A pensar em si, e para que tenha tudo o que precisa para a sua viagem, reunimos informação útil sobre vários destinos do mundo.

Descubra tudo sobre o seu destino de férias: os locais com mais interesse a visitar, sugestões de actividades de lazer, restaurantes, uma galeria de imagens e muito mais!

Se ainda não escolheu o destino da sua próxima viagem, aproveite esta página especial e saiba tudo sobre vários pontos turísticos do mundo - Facilitamos a escolha do seu programa de viagem!

GeoStar, Onde a viagem começa.


Saiba mais sobre...


Introdução

A ilha do Pico é assim denominada devido à imponência da montanha, a mais alta de Portugal (com 2350 metros de altitude), que dela emerge. O majestoso vulcão que domina a ilha impõe-se de tal modo que esta quase se reduz a ele. Por esse motivo o Pico é muitas vezes referido como a Ilha Montanha.
TOPO




Quando ir

O arquipélago dos Açores tem um clima muito ameno, com temperaturas médias de 16º C na Primavera, 21º C no Verão, 18º C no Outono e 14º C no Inverno. A Primavera e o Verão são as melhores épocas para visitar, no entanto, o povo diz que é tradição ver desfilar num só dia as quatro estações do ano (por isso, esteja sempre prevenido para a chuva).
TOPO




Como ir

De avião. As ilhas de São Miguel, Faial e Terceira têm aeroportos internacionais, existindo voos directos de Lisboa para qualquer um dos três aeroportos. Os voos inter-ilhas são assegurados pela SATA Air Açores.
No Verão, há ligações por ferry, várias vezes por semana, entre as cinco ilhas do grupo central.
As ligações de barco estão dependentes do tempo.
TOPO




Como se deslocar

Carro: Para os espíritos mais independentes, o carro é uma maneira prática de explorar cada a ilha, sobretudo se a estadia durar mais de um dia. Se escolher viajar na época alta, deve ter o cuidado de fazer a reserva do carro antecipadamente.

Táxis: Os táxis dispõem de uma tabela de preços fixos para percursos preestabelecidos. Isto aplica-se tanto a transferes a partir do aeroporto, como a diversos itinerários turísticos. O táxi é uma boa opção para quem pretende passar apenas um dia numa das ilhas e conhecer os pontos de maior interesse.

Autocarros: Cada ilha tem a sua rede de transportes colectivos que asseguram a ligação entre diferentes pontos da mesma. Nas ilhas mais pequenas, os horários nem sempre são os mais vantajosos para quem está apenas de visita.

Barco: A companhia AçorLine assegura ligações inter-ilhas.

Avião: Voos diários asseguram a ligação inter-ilhas.
TOPO




Informações Úteis

Diferença Horária: Menos 1 hora que em Portugal Continental
Horário dos Bancos: Estão abertos de Segunda a Sexta-feira das 08h00 às 15h00.
Horário do Comércio: Na sua maioria as lojas estão abertas de Segunda a Sexta-feira das 09h00 às 13h00 e das 15h00 às 19h00. Aos Sábados funcionam das 09h00 às 13h00. Nos centros comerciais o horário de funcionamento é mais alargado, das 10h00 às 23h00.
Horário das Farmácias: Estão abertas de Segunda a Sexta-feira das 09h00 às 13h00 e das 15h00 às 19h00. Aos Sábados funcionam das 09h00 às 13h00. Em cada zona há sempre uma farmácia a funcionar 24 horas por dia.
Horário dos Museus: Fecham normalmente à hora do almoço e têm diferentes dias de encerramento.
TOPO




Locais de interesse

Montanha do Pico: Majestoso vulcão que domina a ilha com os seus 2.351 metros de altitude, culmina na cratera do Pico Grande, cratera arredondada com cerca de 700 metros de perímetro e profundidade que atinge os 30 metros. Numa extremidade da cratera, o cone vulcânico do Piquinho, ou Pico Pequeno com cerca de 70 metros de altura, de cuja base emanam fumarolas, constitui o cume da cratera. A subida ao Pico é possível sempre que acompanhado por guia local e, embora fatigante, é recompensada no desfrutar de magníficas paisagens sobre o Pico e restantes ilhas do grupo Central.

Vila da Madalena: A capital da ilha é um porto tranquilo cuja entrada é guardada por uns curiosos ilhéus designados Deitado e Em Pé, vestígios de uma antiga erupção vulcânica, os quais abrigam colónias de aves marinhas.

Vila das Lages: Centro de tradição baleeira, a vila das Lajes tem um conjunto de casas antigas e varandas que patenteiam um passado de opulência. Aqui, pode visitar o Museu dos Baleeiros, ex-libris da Vila, que retrata a actividade da baleação no seu passado.

Lagoas: As lagoas, de dimensão e forma variadas, criam uma paisagem muito característica dos Açores. A Lagoa do Capitão, em particular, é enquadrada por uma moldura natural constituída por cedros, loureiros e vinháticos.

A costa da ilha é recortada, havendo, para além das pontas e baías, arcos de lava salientando-se os existentes na costa norte, o conjunto impressionante dos Arcos do Cachorro, onde o mar penetra em turbilhão por túneis e recortes formados por lava, sobrelevados por uma formação curiosa semelhante ao focinho de um cão, o que originou aquela designação.

Mistério da Prainha, de Santa Luzia e de São João: Antigas erupções vulcânicas, originadas por um vulcão que se formou no mar e se veio unir à ilha, cobrindo partes da paisagem com lavas negras.
TOPO




Diversões & Actividades

Praias – Com a excepção de algumas zonas em Santa Maria, Faial e Terceira, a costa vulcânica das ilhas do arquipélago deu origem a curiosas formações rochosas de lava. Mas tal explica também a inexistência de longas praias de areia branca. Onde elas existem, as praias são normalmente de areia negra de origem vulcânica. Por outro lado, as formações rochosas produziram verdadeiras piscinas naturais (com alguma intervenção humana para criar acessos e zonas de repouso para os banhistas), muito apreciadas pelos habitantes das ilhas.

Excursões:
Observação de baleias: [ url ], [ url ] ou [ url ]
Pesca em alto mar: [ url ]
TOPO




Galeria de Fotos



TOPO

Torre Oriente, Avenida do Colégio Militar, nº 37 F, 5º 1500-081 Lisboa


© 2010 RASO – Viagens e Turismo, S.A.
CAPITAL SOCIAL EUR 4 850 000 • MATRIC. C.R.C.
LISBOA/ N.I.P.C. 500 886 113 • ALVARÁ Nº 315/79